
Quem Somos
O sonho realizado
E o Espaço Viver com Arte nasceu, um sonho de reunir profissionais de saúde e ligados às artes com pessoas em processos de recuperação e reconstrução da vida para juntos buscarmos formas de aliviar os desequilíbrios da saúde física, emocional e espiritual a fim de encontrar a estrutura vital tão necessária a uma boa qualidade de vida.
O sentido do nome
Para ativar esta força de vida, o afeto que vem do coração seria a ferramenta principal aliada a técnicas científicas e facilitadoras do processo de readaptação. E o ambiente organizado a partir da beleza, arte, alegria e natureza seria catalizador, coadjuvante neste trabalho. Daí o nome, Espaço Viver com Arte, um espaço onde a vida é trazida pela potência da arte!

Nossa crença
Acreditamos na existência de uma essência pura, curativa, reorganizadora que vem da verdade mais profunda de cada ser humano e que pode ser libertada, despertada através de processos expressivos e criativos, de múltiplas formas, onde aqui se incluem . Apesar das desvantagens e desequilíbrios, a cura, que nem sempre é física ou neurológica, pode ser alcançada em outros níveis, funcional, emocional, espiritual e de qualidade de vida.

Nossa Marca
Durante uma prática arteterapêutica a partir de uma vivência corporal com músicas de tambores; das sensações fui convidada a expressar na argila as emoções e imagens vividas e dar forma à argila. Surgiu de forma encantadora e surpreendente uma figura indígena, parecendo um pajé, um homem velho, protetor e sábio...
Fui convidada a refletir sobre o que esta forma poderia ajudar na situação-problema e percebi que o ser estaria ligado ao centro espiritual e protetor de todos os trabalhos que seriam regidos no Espaço.
Nesta retomada de visão, quis realizar uma pintura com várias espirais de todas as cores em volta do índio como se fossem as energias movimentadas das pessoas envolvidas no trabalho em múltiplas possibilidades, cores e beleza.
Neste momento, pude entender mais a missão deste lindo projeto, as espirais coloridas (pessoas) dançam em volta...todas as cores estão lá, girando em volta do ser espiritual que rege os trabalhos. E a partir desta experiência, o logo foi gerado.
Maria Cristina Anauate
Terapeuta Ocupacional - Crefito: 527-TO
Os resultados dos trabalhos no Espaço me fascinam a cada dia, refletindo em desenvolvimento cognitivo, motivacional - produtivo e social, inclusive com exposições, valorização e participação dos familiares envolvendo intensamente prazer e alegria e, me fazem crer que esse é o caminho que quero seguir e lutar para que os meios acadêmicos e clínicos possam reconhecê-lo e valorizá-lo, isto é, a“ ARTE EM NEUROPSICOLOGIA”, podendo a arte trazer um alcance de recuperação e adaptação à vida de pessoas com prejuízos tão grandes ou que desejem um novo significado em suas vidas.
Expresso minha eterna alegria e gratidão em trabalhar com a arte em todas as suas formas, tanto no ensino, como na intervenção, como em processos pessoais!
Acredito poder contribuir muito para o aprimoramento dos estudos que fundamentam a Arteterapia no Brasil!
VIVER COM ARTE
“A arte traduz a necessidade interior de um encontro consigo próprio, de um auto- conhecimento, passando assim a ser a expressão do divino em cada um, com um potencial ilimitado pronto a eclodir a partir de um desejo e de uma força interior pulsante. O homem passa a criar e a partir disso encontra sua identidade, sua referência e seu propósito de vida. Sua alma pode voar... ser livre... ser criança... e finalmente ser feliz”!
(Maria Cristina Anauate, 1998)
Mini Currículo:
-
Terapeuta Ocupacional (USP - 1980)
-
Estudos em reabilitação neuropsicológica no Oliver Zangwill Centre (Ely- Inglaterra)
-
Especialista em Arteterapia – AATESP - 305/0915
-
Experiência docente e clínica em reabilitação neurológica e neuropsicológica em intervenção e prevenção e na aplicação de recursos artísticos e da natureza como meio de intervenção
-
Campo de pesquisa: Arte e Demência
-
Coordenadora e criadora do Espaço Viver com Arte ministrando cursos nas áreas de neuropsicologia, neuropsicologia da arte, arte-reabilitação neuropsicológica, mandalas, arte e jardinagem terapêutica
-
Ministrante há 12 anos do curso extensivo anual “ESTUDOS DA ARTE EM NEUROPSICOLOGIA: A Aplicação de recursos Artísticos em Abordagens Neuropsicológicas”.

Documentos
Minha
Trajetória
Artigo Científico:
ANAUATE, M. C.; BAHIA, V. S. ; NITRINI, R. ; RADANOVIC, M. .
Performance of patients with frontotemporal lobar degeneration on artistic tasks: a pilot study. Dementia & Neuropsychologia, v. 8, p. 72-78, 2014.